Nova Petrópolis a cidade mais alemã da Serra Gaúcha


Nova Petropolis Jardim da Serra gaúcha Foto Sabrina Schuster.jpg

Nova Petrópolis é a detentora do título “Jardim da Serra Gaúcha”, por ser uma das cidades mais floridas da Serra Gaúcha e possuir pontos turísticos naturais, como o Labirinto Verde, o Pinheiro Multissecular e a rampa de Voo Livre Ninho das Águias. O potencial turístico do município é resultado das belezas naturais e da herança histórica e cultural deixada pelos imigrantes alemães que colonizaram a cidade.  

O destino cultiva os costumes de seus primeiros imigrantes preservando a língua alemã, as danças e músicas folclóricas, os trajes típicos, a gastronomia germânica e a arquitetura enxaimel trazida pelos colonizadores. Visitando os principais pontos turísticos da cidade, como: o Parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores, a Torre de Informações Turísticas e o Moinho Rasche, já será possível conhecer e admirar a história e as características únicas de Nova Petrópolis. 

Roteiros variados foram projetados para atender a todos os gostos dos visitantes proporcionando um mergulho em uma experiência única. O projeto Roteiros e Paisagens – Roteiro de Natureza Autoguiado – reúne três roteiros de ecoturismo totalmente autoguiados por estradas e caminhos do interior do Município; Roteiro Mallakoff, Roteiro das Colônias e Roteiro Pinhal Alto. A Rota Cervejeira da Serra Gaúcha reúne as principais cervejarias da Região das Hortênsias em um roteiro único aos apreciadores. O Roteiro Caminhos Germânicos - Natureza exuberante e uma história fascinante – reúne 15 empreendimentos que oferecem diversas opções de visitação, reunindo história, arte, gastronomia e passeios em meio a natureza; localiza-se entre Nova Petrópolis e Gramado, junto à RS 235, nas comunidades de Linha Brasil e Nove Colônias. Além disso, outros roteiros exploram o cooperativismo de crédito e agropecuário, que conferem à cidade o título de Capital Nacional do Cooperativismo

A cidade conta também com um diversificado calendário anual de eventos o destino recebe turistas durante o ano inteiro. Alguns dos principais eventos são: o Verão no Jardim da Serra Gaúcha, a Chocofest na Magia da Páscoa, a Feira de Arte e Artesanato, Festimalha, Festival Sabores da Colônia, Festival Internacional de Folclore, Festival da Primavera – Frühlingsfest e o Natal no Jardim da Serra Gaúcha.  Neste ano o Festival Internacional do Folclore ocorre de 13 à 29 de julho no período de inverno. É uma época em que culturas das mais variadas partes do mundo se encontram na Rua Coberta, na Praça das Flores, trazendo um colorido todo especial ao Jardim da Serra Gaúcha e aquecendo o inverno serrano.

A rede hoteleira de Nova Petrópolis se destaca pelo aconchego e clima familiar. São mais de 1.800 leitos à disposição de turistas e visitantes em mais de 30 estabelecimentos. Hotéis, pousadas, ecoresort e hostel oferecem as mais diversas opções em hospedagem. 


A gastronomia tipicamente germânica encanta os visitantes com delícias que vão dar água na boca. Não saia de Nova Petrópolis sem apreciar as iguarias alemãs, como o Bratwurst (salsichão branco), Nürnberger (linguiça típica), Schüblig (salsichão), Sauerkraut (chucrute), Eisbein (joelho de porco), Kassler (carré defumado) e a Apfelstrudel (torta de maçã). Os cafés coloniais e os restaurantes típicos alemães brilham em um cenário que oferece espaço também para a gastronomia italiana, pizzas artesanais e encantadores cafés e confeitarias em mais de 3.500 lugares em 40 estabelecimentos gastronômicos.
 

Créditos da foto: Henrique Rodrigo Michaelsen


Por
27/06/18




Realização