Viva São Chico no Rio Grande do Sul


SAO CHICO DENTRO.png

Com 20,5 mil habitantes, São Francisco de Paula, carinhosamente chamada de São Chico, é uma das maiores cidades do Rio Grande do Sul em extensão. Está 900 metros acima do nível do mar, o que favorece a geada e até neve no inverno, a neblina e o clima agradável no verão. A região dos Campos de Cima da Serra é dona de uma privilegiada natureza. 

Além dos ambientes naturais, há belezas arquitetônicas como as centenárias taipas, que são muros de pedras mouras, colocadas uma em cima da outra, feitas por fazendeiros para dividirem seus campos ou para invernarem o gado.


Para falar sobre este destino que desperta para o turismo o Jornal FESTURIS entrevistou o secretário de Turismo de São Francisco, Rafael Vieira Castello Costa.

 

JF: Como São Chico trabalha o turismo na região? 

Rafael Costa: Trabalhamos o turismo com um conceito que está ligado à vida saudável, à natureza exuberante do município e ao descanso, convidando o visitante a uma estadia simples e de bom gosto. A marca Viva São Chico está em toda a administração para que cidadãos e viajantes “vivam a cidade”, para que se apropriem de seus espaços públicos, estabelecimentos turísticos, se encantem com a paisagem de coxilhas, mata com araucária e cachoeiras durante o ano todo. Além disso, mantemos um Centro de Informações Turísticas equipado sete dias por semana para atender ao turista na entrada da cidade.


JF:  Quais as principais atrações que o turista encontra em São Chico?

RC: O ecoturismo se destaca com uma programação intensa em parques, hotéis fazendas, trilhas e cachoeiras. Na cidade, o lago São Bernardo, com as margens arborizadas, encanta pelo colorido das folhas e beleza natural. Quem visita São Chico também não pode deixar de conhecer a Livraria Miragem, que se tornou um ponto turístico único na Serra Gaúcha, e os monumentos ao longo da avenida principal, entre eles o Negrinho do Pastoreio, concebido pelo artista plástico Vasco Prado.


JF: Cite outras opções do destino.

RC: O turismo no entorno das barragens do município também é uma opção em São Chico. Na Rota das Barragens,  as represas do Salto, do Blang e da Divisa apresentam grandes volumes de água e, além da geração de energia, proporcionam extensas áreas para lazer, aventura, camping, balneário, pesca amadora e prática de esportes náuticos.
Na gastronomia, São Chico se destaca na produção do premiado queijo serrano e produtos coloniais que são vendidos na avenida principal. O visitante também encontra cozinha com pratos elaborados por chefs conhecidos nacionalmente e comida típica serrana, como o churrasco na vala. 


Por
01/12/17




Realização